Marque aí no seu calendário: 18 de agosto, 21 de novembro e, importante, entre 05 e 07 de julho! Essas são as novas datas do cronograma do Enem dos Concursos, o CNU. A prova agora vai ser realizada no dia 18 de agosto e os resultados finais serão conhecidos em 21 de novembro. Com previsão de posse nos cargos públicos em janeiro de 2025.
Agora, um detalhe importante: que não puder fazer a prova na nova data, 18 de agosto, pode solicitar a devolução da taxa de inscrição a partir de hoje, dia 5 de julho até domingo, 7 de julho. O pedido deve ser feito no próprio sistema de inscrição, no site do CNU, organizado pela Fundação Cesgranrio.
Outro detalhe, os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam a prova em outros estado, e os candidatos de outros estados que fariam o exame no Rio Grande do Sul podem também mudar o local de prova. A data para isso é também até o domingo (7). Isso só é possível para apenas para 2.100 concorrentes, que se encaixam nessa situação.
E para evitar novos adiamentos, A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, esclareceu houve uma mudança no edital com novas regras para aplicação das provas em datas diferentes. Mas, só em casos de eventos excepcionais e imprevisíveis, que afetem a aplicação da prova para ao menos 0,5% dos inscritos, e que ficarão restritas a candidatos daquele local.
A data inicial do CNU era 5 de maio, mas foi adiado devido às cheias que atingiram o Rio Grande do Sul. Na ocasião, as chuvas atingiram 96,dos municípios gaúchos.
Segundo o governo, O CNU ofertará serão 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto.
Novo Calendário CNU
5 a 7 de julho - Prazo para os candidatos solicitarem devolução da taxa de inscrição e para os 2.100 candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova; 7 de agosto - Acesso aos cartões de confirmação para todos os candidatos;
18 de agosto - Aplicação das provas objetivas e discursiva (manhã e tarde). A partir das 20h - divulgação dos cadernos de provas;
20 de agosto - Divulgação dos gabaritos das provas objetivas;
Janeiro de 2025 - Início da convocação dos aprovados.
Reportagem
Katia Maia
Agência Voz