Começaram no sábado (6) as restrições para os candidatos a prefeito e vereador em todo o Brasil, que estão ocupando cargos públicos atualmente. Assim determina a lei eleitoral, quando alcançamos a marca de exatamente três meses para as eleições municipais.
Anote aí as principais restrições:
Ficam proibidos:
• Contratações de shows artísticos pagos com verba pública para eventos, inaugurações ou lançamento de serviços da prefeitura para a população.
• Candidatos comparecerem em inaugurações de obras públicas.
• Veiculações de propagandas do governo municipal, logomarca, slogans ou elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa nessas eleições.
• Realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, fora em casos de emergência ou calamidade pública ou obra em que há obrigação formal preexistente para a execução dentro de cronograma anteriormente determinado.
• Publicidade institucional de programas, obras, serviços, campanhas dos órgãos públicos.
• Nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. Com exceção para nomeação de aprovado em concurso público homologado até o dia 6 de julho.
As medidas têm o objetivo de impedir situações que possam beneficiar determinados nomes na disputa nas eleições 2024, como por exemplo, o abuso de poder econômico e uso da estrutura pública.
A Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a baixarem gratuitamente o aplicativo “Pardal” em seus celulares para denunciarem irregularidades cometidas pelos candidatos no período.
De Brasília, Max Gonçalves.
Agência Voz